OPINIÃO

min de leitura - #

​ Tecnologia a favor do ensino, inovação que aproxima e integra

Emerson dos Santos

| Edição de 20 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O avanço da educação e o uso da tecnologia em sala de aula não é mais novidade. Passados vários anos desde a introdução da informática no dia a dia dos alunos, sua utilização como ferramenta de aprimoramento do ensino é cada vez maior. E já está claro que a tecnologia não oferece apenas formas mais dinâmicas para trabalhar os conteúdos, ela promove também novas maneiras de aprender, permitindo aos alunos assumirem uma postura muito mais crítica e atuante no processo de desenvolvimento. Para os pais que nasceram e aprenderam em um mundo analógico, tanta novidade traz algumas dificuldades. É preciso se esforçar para decifrar este novo mundo, deixar a resistência de lado e enxergar todas as vantagens que esses recursos oferecem.

Atualmente temos à disposição diversas ferramentas tecnológicas que auxiliam no processo de aprendizagem: livros digitais com aplicativos para smartphones e tablets, plataformas e portais educacionais, agenda online, debates virtuais, entre tantos outros. O uso dessas tecnologias ajuda os alunos na assimilação dos conteúdos curriculares utilizando vários formatos midiáticos: imagens em várias dimensões, textos desafiadores, jogos educacionais, simuladores, conteúdos multimídias, onde todos estão conectados com as diferentes realidades sociais e culturais dos alunos trazendo temáticas das diversas áreas do conhecimento de forma rápida e atual. São ferramentas que têm largo alcance, para serem utilizadas tanto dentro quanto fora da sala de aula, na realização de tarefas de casa, pesquisas, entregas de trabalhos, bem como para agenda e avaliações, entre outras coisas. E tais inovações trazem também inúmeras vantagens para os pais. Permitem, por exemplo, acompanhar o desempenho escolar dos filhos de forma constante e mais precisa. Aguardar a chegada de um boletim de papel apenas no final do bimestre é coisa do passado. Hoje os pais conseguem controlar data das provas, eventos e mensagens enviadas pela escola, tendo uma visão mais abrangente de tudo o que acontece no universo escolar. Com tantos recursos facilitando o acesso a tais informações, não há porque não aproveitar.
E, se para as escolas é um desafio conseguir trazer os pais para os encontros presenciais, a tecnologia pode levar a escola até eles, conectando educadores, alunos e responsáveis legais, tanto para disseminar conhecimento como para melhorar o relacionamento. Manter o fluxo de comunicação da escola com os pais e alunos é fundamental, e para isso existem aplicativos desenvolvidos justamente para aprimorar essa comunicação de forma simples, prática e segura. A tecnologia, quando bem utilizada, promove aproximação das partes, permite mais diálogo, ajuda a construir novos vínculos entre pais e filhos. Afinal, demonstrar interesse e acompanhar as atividades escolares de seu filho contribui para o processo de aprendizado porque o estimula a estudar e aprender cada vez mais.