OPINIÃO

min de leitura - #

Consórcios fazem a diferença na gestão dos municípios

Da Redação

| Edição de 10 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Diante da queda na arrecadação, os municípios precisam se unir para garantir investimentos, principalmente na área de infraestrutura. Nesse contexto, as mudanças anunciadas pela Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) são fundamentais. É preciso trabalhar em conjunto para encontrar soluções de problemas comuns. 

Na sexta-feira, prefeitos aprovaram mudanças no estatuto da Amuvi. O texto era de 1969 e até então não tinha sido alterado. O documento foi modernizado e adequa a associação a leis estaduais e federais. Outra novidade é a criação do Consórcio Intermunicipal de Gestão da Amuvi (CIG-Amuvi). 
A partir de 2019, a associação e o consórcio atuarão de forma paralela, sem custos a mais para os municípios. A primeira entidade será, juridicamente, um órgão para fomentar, promover, induzir e capacitar o desenvolvimento. Já o CIG-Amuvi será o órgão executor, voltado para captar recursos, desenvolver projetos e realizá-los efetivamente.
A formação de consórcios pelos municípios é o melhor caminho. É uma estratégia de gestão que já vem sendo adotada nos últimos anos por várias prefeituras, principalmente para recuperação de pavimento asfáltico e também nas melhoria de estradas rurais. 
A Amuvi tem uma longa trajetória de conquistas na região. Com quase 50 anos, a entidade sempre focou mais na ação política, unindo esforços em reivindicações pontuais. No entanto, os tempos mudaram. Nos últimos anos, a entidade se voltou para aspectos técnicos, na orientação dos prefeitos. Agora, o caminho é trabalhar para trazer recursos para os municípios. Assim, o Consórcio Intermunicipal de Gestão da Amuvi tem tudo para representar um divisor de águas na história da associação. 
Outro ponto importante da aprovação dessas medidas, na última sexta-feira, em Jandaia do Sul, é o fim da cisão da Amuvi. Prefeitos da região de Ivaiporã que haviam ensaiado uma separação voltaram a participar da associação. A união do Vale do Ivaí é fundamental para alcançar objetivos comuns e ajudar no desenvolvimento regional. 
O novo estatuto e a formatação de um consórcio são um passo importante. As prefeituras precisam trabalhar de forma cooperada para conseguir atender da melhor forma a população de seus municípios. Não há outro caminho a não ser a atuação consorciada. A queda permanente da arrecadação exige essa mudança de postura.