POLÍTICA

min de leitura - #

Apucarana vira referência para projetos do governo do Estado

Edison Costa

| Edição de 19 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Durante sua visita a Apucarana na última quarta-feira, quando liberou recursos para revitalização da Avenida Cristiano Kussmaul, no Residencial Interlagos, o governador Ratinho Junior (PSD) ficou emocionado com alunos da Escola Municipal Professora Marta Pereira da Silva, que o recepcionaram cantando uma música em inglês. Eles apresentaram a música “Wonderful World” (Mundo Maravilhoso), do cantor norte-americano Louis Armstrong. Depois de ouvir os alunos, o governador anunciou que já a partir do segundo semestre deste ano pretende implantar um curso de inglês para toda a rede estadual por meio de uma plataforma online.
O anúncio do governador foi feito de improviso e de surpresa, manifestando sua intenção de copiar em seu governo bons projetos desenvolvidos pelos municípios do interior e que estejam dando certo, em especial este de Apucarana. 

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana vira referência para projetos do governo do Estado


O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), assinala que a administração municipal se sente honrada por mais este projeto que o governo Ratinho Junior pretende copiar do município. Ele cita que há outros de Apucarana já em estudos para serem implantados no Estado, como o Economia Solidária e o Terra Forte.
“Para nós é um orgulho muito grande quando o governador vem à nossa cidade, que é uma das grandes cidades do Paraná, e que vem, através da gestão Beto Preto, desenvolvendo várias ações que vão mostrando resultados extraordinários”, afirma o prefeito. Segundo ele, são ações que têm sido referência e inspiração para o governo Ratinho Junior.
No caso da implantação do ensino de inglês no Estado por meio de uma plataforma online anunciada por Ratinho Junior, Junior da Femac observa que “a educação de Apucarana, no seu conjunto, tem sido referência para todo o Paraná e até para outros estados, sendo a educação que tem a maior nota do Ideb do Paraná”.
“O governador está muito interessado no nosso processo educacional, como o fato de nós oferecermos o ensino de inglês para todas as crianças”, comenta. “O governador tem certeza na sua cabeça de que nós precisamos colocar as nossas crianças e jovens do Paraná em contato com uma segunda língua, porque isso vai prepará-los para o mundo afora. Então chamou a atenção dele o fato de termos inglês para todas as crianças aqui na rede municipal”, assinala.

ECONOMIA SOLIDÁRIA
Junior da Femac cita que o projeto Economia Solidária também chama a atenção do governo do Estado.
Trata-se de um trabalho feito com as mulheres para que elas tenham renda, não fiquem vulneráveis à violência e também possam levar dinheiro para casa com o artesanato, a gastronomia e a perfumaria, enfim, com tudo que as mulheres são capazes de fazer. Em Apucarana, conforme o prefeito, este trabalho já conta com quase mil mulheres, com muitos negócios surgindo. 
Segundo o prefeito, isso também chamou a atenção do governo Ratinho Junior. Tanto que o secretário Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho) convocou a Prefeitura de Apucarana, através da secretária municipal Denise Canezin Machado (Mulher e Assuntos da Família), para mostrar este projeto no Palácio iguaçu. Este projeto, inclusive, já está sendo formatado para ser levado para todo o Paraná. 
Neste projeto do Estado estão sendo incluídas algumas coisas a mais propostas pelo governador, como a criação do Banco da Mulher Empreendedora, ligado ao trabalho da economia solidária.

Programa Terra Forte é considerado modelo para o Paraná
Outro trabalho importante desenvolvido em Apucarana é o Terra Forte que, segundo o prefeito Junior da Femac, também chamou a atenção do governador Ratinho Junior. Conforme o prefeito, o governador quis saber como Apucarana consegue comprar mais de 70% dos  produtos da merenda escolar da agricultura familiar. “Aí também nós tivemos a oportunidade de mostrar isso para ele. Nosso secretário Beto Preto contou para ele toda a trajetória deste programa”, informa.
Conforme Junior da Femac, o programa Terra Forte está sendo analisado pelo governo do Estado para ser levado para todos os municípios. “É um programa maravilhoso, porque é um programa em que a prefeitura deu as mudas, o nitrato, o fosfato, e ainda a prefeitura e a Emater entraram com o suporte técnico”, explica. Neste processo, toda fruta que o produtor rural produzir a merenda escolar compra. 
“Então aí é que está o segredo do programa. Nós deixamos o dinheiro dentro da cidade, na mão do produtor rural que produziu a fruta para nossas crianças. Programas incríveis como este chamaram a atenção do governador Ratinho Junior”, observa Junior da Femac. 
(E.C.)

Escolha de Beto Preto é importante para a cidade
O prefeito Junior da Femac observa ainda que, além dos programas de Apucarana serem referência para o Estado, há de se destacar também a importância de o município estar participando do governo através do secretário da Saúde, Beto Preto. No seu entender, o fato de Beto Preto ter obtido a maior votação para prefeito no Paraná, os projetos que implantou na sua administração e o seu conhecimento em saúde pública levaram Ratinho Junior a convidá-lo para participar do governo.
“Esta escolha do Beto Preto também tem ajudado Apucarana a ser referência em várias situações como na saúde, na educação, na pavimentação, na questão das casas, etc. Enfim, Apucarana tem sido referência em muitas coisas, porque temos lá o dr. Beto Preto que, pela sua votação e pela sua trajetória, chamou a atenção das outras autoridades estaduais pelo que acontece aqui em Apucarana”, analisa. (E.C.)