POLÍTICA

min de leitura - #

Vacina de Oxford contra Covid deve chegar ao PR no fim do mês

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A vacina contra o coronavírus deve chegar aos paranaenses ainda no mês de janeiro. A afirmação é do secretário estadual de Saúde Beto Preto, que garantiu que a imunização deve ocorrer entre os dias 20 a 31 de janeiro no Estado para profissionais da Saúde que atuam na linha de frente da pandemia.

Beto Preto informou que o Paraná está trabalhando com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), na mesma linha que o Ministério da Saúde (MS) vem capitaneando, no sentido de programar a vacinação do país com os 2 milhões de doses da vacina Oxford AstraZeneca, fabricada na Índia, num registro emergencial junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Trata-se da vacina Oxford AstraZeneca, que nesta primeira remessa, tem o objetivo, segundo o ministro General Pazuello, de atender os profissionais da linha de frente, aqueles que estão atendendo pacientes com suspeita ou confirmação de coronavírus. No Paraná, são 272 mil trabalhadores da Saúde e um terço deles, cerca de 90 mil, está na linha de frente”, explicou o secretário.
Beto Preto informou ainda que no próximo dia 13 de janeiro haverá reuniões entre a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) a e as Regionais de Saúde do Estado para preparação das estratégias de imunização e, a partir disso, construir a logística necessária para o Paraná. Ele reforçou que não importa qual vacina seja entregue pelo MS, o importante é a eficiência do imunizante. “O Ministério da Saúde compra (a vacina), os estados fazem a logística e os municípios realizam a vacinação. Estamos com o Programa Nacional de Imunizações, que é um programa robusto, consolidado, de 47 anos. Ele que vai nos entregar as vacinas conta a covid, sejam elas da Oxford AstraZeneca, da Pfizer, Moderna ou Corona-Vac, não interessa a vacina que será entregue, interessa se tem qualidade, eficiência e principalmente, se é aprovada Anvisa”, destacou. 
O secretário garantiu também que todos os paranaenses deverão receber vacinas de qualidade contra o coronavírus. “Vamos trabalhar dentro da legalidade, levando produtos de qualidade para todos os paranaenses, essa é a orientação do nosso governador Ratinho Junior. Eu quero tranquilizar os paranaenses e dizer que a mesma vacina que será aplicada na capital, será aplicada em todo o estado, neste primeiro momento exclusivamente para os profissionais de saúde da linha de frente”, finalizou.